O que é o Eco-Escolas?

 

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

 Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

 Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

 

Para Receber a Bandeira Verde:

A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:

 

Conselho Eco-Escolas,

Auditoria Ambiental,

Plano de Ação,

Trabalho Curricular,

Monitorização e Avaliação,

Envolvimento da Comunidade

Eco-Código.

Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;

Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2015-16: agricultura biológica, mar, mobilidade sustentável, alimentação saudável e sustentável).

 

O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

https://ecoescolas.abae.pt/sobre/quem-somos/

ECO-ESCOLAS 2021/2022


Hastear da Bandeira Eco-Escola

 

No dia 10 de maio de 2022, a nossa escola, realizou o ato simbólico do hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas. Este momento pretendeu reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido por todos, ao longo do ano letivo 2010/2021.

O momento decorreu no recreio da escola, com docentes, não docentes e alunos. Entoamos o hino eco-escola da escola e plantamos árvores no nosso jardim.

 


O Mar Começa Aqui (Desafio Eco-Escolas: Autarquia I ABAE)

 

Após a ocorrência de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar.

As sarjetas de passeio são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.


Muros com Vida

O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo. 

O nosso projeto foi idealizado por um aluno do 3.º ano que também participou na pintura, contando com a colaboração de outros colegas de outras turmas e com a ajuda e  experiência do avô de um aluno da turma do 2.º ano. Parabéns e muito obrigado pelo excelente trabalho.

Obrigado também a todos os outros colaboradores no projeto, Município, parceiro fundamental para a concretização da pintura; professora Carla, funcionárias e o Sr. Carlos.

Excelente trabalho de equipa!

ECO-ESCOLAS 2020/2021


A nossa escola foi galardoada mais uma vez!

PARABÉNS!

A nossa escola encontra-se entre as premiadas no Concurso Nacional Póster Eco-Código 2020/2021, obtendo uma  Menção Honrosa.

Parabéns a todos aqueles que contribuíram para este merecido prémio.

HORTA BIO na Escola!

 

Neste desafio pretende-se que as escolas da rede Eco-Escolas apresentem e descrevam a horta escolar que se encontram a desenvolver ao longo do ano letivo.

Estas hortas escolares devem ser desenvolvidas de acordo com os princípios da Agricultura Biológica:

- sem a aplicação de produtos químicos de síntese, não autorizados na Agricultura Biológica;

- com culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas;

- demonstrando o envolvimento activo dos alunos;

- com condições de sustentabilidade para além do corrente ano letivo.

 

No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos começaram a preparar a hortinha na escola! Foi um momento muito entusiasmante para os alunos, professores e auxiliares. As crianças tiveram a oportunidade de plantar couves, repolhos, beterraba e girassóis e observaram os morangueiros com flor, cheiraram as folhas de manjericão e descobriram um trevo de quatro folhas!

 

Uma aula diferente para sensibilizar os alunos que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de todos nós!

 

Este Natal, os enfeites estão por tua conta!

Desafio Tetrapak | Compal 2021

 

A participação no desafio "Este Natal, os enfeites estão por tua conta" decorreu com a colaboração dos pais. A divulgação foi feita nas salas de aula, sensibilizando para a importância da reciclagem e proteção do ambiente e através do envio do regulamento às famílias. Todos os trabalhos foram elaborados em contexto familiar e, além das embalagens Tetra Pak da marca Compal, foram utilizados outros materiais como: tecidos, cartão, corda, pedaços de madeira, lã, rolhas, ...

Em sala de aula, os alunos apresentaram as suas produções e foram escolhidos dois por turma para enfeitarem a Árvore de Natal Eco-Escolas que se encontra no polivalente. Os restantes trabalhos estão expostos em espaços comuns da escola contribuindo para a decoração natalícia.

 

GALARDÃO Eco-Escolas 2019/2020

 

No Dia Bandeiras Verdes - Galardão Eco-Escolas, é reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

Como é do conhecimento de todos, devido ao agravamento do estado social, derivado à pandemia que nos assola, as escolas suspendem, mais uma vez, as atividades letivas em regime presencial como tal o hastear da Bandeira Verde realizar-se-á assim que regressarmos à nossa escola.